novo-eu category image
19 de dezembro de 2015

Inspire Leveza NOVO EU – DIA 17

Novo eu

IMG_20151219_212154

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30 Dias de Desbloqueio Mental

Dia 17 – desbloqueando a energia da prosperidade |DA VIBRAÇÃO AO PAGAR AS CONTAS |

Olá pessoas do bem =)

Imagine agora suas contas do mês chegando. Torceu o nariz? Franziu a testa? Botou a mão na cabeça? É perfeitamente normal.

Fomos criados assim. Usamos a energia elétrica o mês inteirinho sem nem lembrar que ela existe, nos esbaldamos nas suas facilidades, aí quando chega a conta começam as reclamações. Ou falamos horas a fio pelo telefone com a amiga, e santo e abençoado telefone, que nos tira de muitos “engasgos”, mas quando chega a fatura, mamma mia! Sai de baixo! A gente já começa a ficar preocupado três dias antes né? – Ixi! Vai chegar a conta da luz, vai chegar a conta do telefone!

Quando chegam as faturas temos até medo de abrir, tentamos espiar, parece que dói menos. Tudo história da nossa mente. Não fomos criados para pagar, mas sim para consumir. E é nessa bola de neve de ansiedade, medo, excitação e descontrole que vivemos nossa vida financeira.

Como podemos vibrar prosperidade assim? Qual é a vibração que você está emitindo quando você paga suas contas? Rancor, ansiedade, remorso, raiva, desilusão. Quando devíamos vibrar gratidão. Nossa Andreza isso é difícil. Por que? Se você está pagando por esse serviço é porque teve algum benefício em troca dele, não? É assim que o mundo material funciona. Se isso lhe deu algum benefício, por que não agradecer por esse serviço prestado?

Ahhh, mas e o pneu do carro furado? Isso foi azar, má sorte, olho gordo! Será que não foi mesmo para te livrar de algo ruim? Procurando bem a gente sempre encontra um lado bom, uma gratidão escondida e pode transformar algo duro em algo transformador.

Não estou dizendo aqui para sorrir tranquilamente pagando altas taxas, altas contas e está tudo bem. Estou dizendo que é preciso ter gratidão pelo que pagamos quando sabemos que aquilo nos proporcionou momentos de conforto básico, bem-estar, prazer, cura e diversão.

Além disso o momento em que você recebe as contas do mês deve ser também um excelente momento de reflexão. Quando a conta é muito alta ao invés de reclamar, por que vai ter que pagar do mesmo jeito, reflita sobre o que você pode fazer para mudar esse cenário no mês seguinte. Onde você pode economizar? Oque você pode fazer de fato para pagar aquilo que você acha justo?

Pode controlar os gastos da energia elétrica, pode usar um telefone pré-pago, pode guardar o cartão de crédito somente para emergências de saúde, pode rever a lista de compras mensal, pode trocar de supermercado, pode deixar para o próximo mês a compra de alguns supérfluos.

Onde você pode cortar gastos? E quais são os gastos fixos que você não pode cortar?

Prosperidade se faz multiplicando e para multiplicar você precisa planejar bem direitinho vivendo de acordo com seus ganhos e gastos mensais controlando claramente tudo.

Quantas vezes você comprou alguma coisa que nem tinha tanta necessidade naquele mês e pensou: – Mês que vem eu dou um jeito! E quando o mês que vem chegou se arrependeu de ter agido no impulso? Isso é descontrole, é ilusão, é ganância. E pagamos caro por isso.

O exercício de hoje será planejar.

Planejar para multiplicar.

Nesse post você vê a árvore do dinheiro.

Eu criei essa árvore quando saí do brasil e vim morar no exterior. Os primeiros anos foram duros. Dinheiro contado, centavo por centavo e eu precisava multiplicar o pouco que conseguia ganhar. Então comecei a planejar mês a mês minha vida financeira e a traçar metas de economia para atingir objetivos maiores. Descobri uma coisa: Dinheiro realmente não dá em árvore, mas nós podemos multiplicar.

Através da foto você vai fazer a sua árvore do dinheiro, vai planejar e vai conseguir ver seus primeiros resultados já no mês seguinte.

Recado importante! Não espere o ano terminar, você vai acabar fazendo mais dívidas. Não caia nas armadilhas da mente. Comece já! E inicie o ano motivado, não desiludido.

Árvore do dinheiro

A árvore do dinheiro funciona exatamente como na foto, você pode desenhar ou imprimir a minha foto (se interessar posso tentar disponibilizar em PDF, para que baixem) e depois deixa-la visível para um controle diário.

Na base da árvore você irá colocar o valor total do seu ganho em dinheiro por mês. Se for uma soma (você e seu marido somam ganhos e gastos) coloque tudo junto, se forem duas somas então faça duas árvores, uma para o seu dinheiro e outra para o dinheiro dele.

E é na base também que ficará a fatídica pergunta (que muda vidas)

Pergunta base – deve ser feita e respondida com sinceridade antes de toda nova compra não programada.

– Eu preciso mesmo disso? Se a resposta for sim continue…

– Por que eu preciso mesmo disso? Se ainda assim a resposta for sim…

– O que isso mudará exatamente na minha vida?

Gente! Essas perguntinhas mudaram totalmente minha vida financeira gente, vocês não podem imaginar! Elas devem ser feitas no momento da compra, no momento da tentação. O objetivo dessa pergunta é tirar a máscara da ilusão momentânea do prazer em comprar. Sim porque comprar é um prazer e um vício. Um bloqueio!

No tronco ficará a porcentagem da sua economia mensal.

10 % da soma total dos ganhos. Ou seja, esses 10 % irão ficar no seu potinho de ouro, intocáveis e sem nenhuma desculpa.

Nas folhas você irá dividir os gastos.

Fixos (aqueles que você não pode mudar)

Aluguel, escola, cursos, saúde … (anote o valor e faca o cálculo total)

Osciláveis (aquele que você pode aumentar e diminuir dependo do consumo)

Luz, agua, gás, telefone, supermercado … (anote sua média e a partir do próximo mês se dedique a diminuir cada valor)

Lazer (festas, saidinhas, comemorações)

Anote quanto você limita para esse campo.

Possibilidades ou mesada

Anote um valor x que você se permitirá gastar com eventuais compras fora de planejamento. Se acabar o mês e você não gastar esse valor, oba! Esse valor vai para o potinho de ouro! Você está se saindo melhor que o previsto.

Parcelas fixas já feitas

Anote as parcelas que existem no momento e evite ao máximo comprar as próximas coisas parceladas. Eu faço assim tenho o dinheiro todo para a compra, compro. Se não tenho estabeleço uma meta para conseguir a grana e comprar à vista. Sem parcelar nada. Não caia mais nessa tentação.

E por último a folhinha do seu objetivo

Onde você vai traçar alguma coisa que queira comprar ou fazer a curto prazo. Por exemplo:

Objetivo – comprar uma bicicleta

Valor – 500,00

Tempo – três meses

A bicicleta só será comprada quando você atingir a quantia no seu potinho de ouro!

Esse método é eficaz e altamente rentável. Construí uma casa assim =) Sem brincadeira, se você se levar a sério fará seu dinheiro multiplicar rapidinho. E de quebra irá as compras mais consciente daquilo que está fazendo.

Se surgirem dúvidas me escrevam nos comentários! Mas não deixem de começar hoje, antes mesmo de perder a cabeça e o cartão nas famosas compras de natal.

Gratidão e Namaste _/\_

 

  1. Fernanda Ghiraldi disse:

    Bom dia Andressa!
    Como faço para conseguir o desenho da sua arvore ?
    Grata =)

  2. Fernanda disse:

    Andreza, estou começando hoje o projeto!
    Estou muito feliz e completamente grata por ter encontrado suas palavras.

    Meu e-mail : fernanda_ghiraldi@hotmail.com

    Aguardando ansiosa o desenho da arvore!
    Gratidão =)

    • andreza disse:

      Olá Fernanda!!!
      Que maravilha!
      Meu scanner quebrou e vou poder te enviar a árvore na quinta-feira dia 07 de janeiro de certeza, pode aguardar!
      Tres beijos minha linda, muito feliz por seu início!
      Namaste!
      Andreza

  3. vanessa Harumi disse:

    Bom dia, primeiro minha imensa gratidão, seu projeto é lindo e inspirador. Esta transformando minha vida!
    Ter voltado ao passado, foi um exercício emocionante que me ajudou muito a me conhecer, a me perdoar.
    Se puder me envie o desenho da sua arvore, fiquei um pouco perdida para executá-la. rsrs.
    Mais uma vez obrigada.
    Namaste