vem-despertar category image
30 de abril de 2016

Que desculpa você escolheu para adiar seu sonho?

Vem despertar

2f7a461b016ee801a7eef47518a697feQual desculpa você está usando para não seguir seu sonho?
Diariamente usamos desculpas esfarrapadas para não mudar, não agir, não investir em nossos sonhos. E o pior é que quanto mais desculpas damos mais nos tornamos bons em arrumar outras desculpas como refúgio, um alívio para o fardo pesado que carregamos de sermos os únicos responsáveis pela não realização da nossa vida.

No fim, depois de tanto repetir tais desculpas, terminamos por acreditar piamente nelas permanecendo ali presos no país invisível do “eu não posso, eu não podia, eu não tinha mais tempo, faltou dinheiro”. Sentimos pena de nós mesmos porque a vida não nos deu uma chance… invejando a sorte do vizinho.

O vizinho pode até ter nascido em “berço de ouro” como dizem, e você num hospital barulhento com mais de seis leitos por quarto. E daí?!
A única coisa que diferencia vocês é a conta bancaria. Se o vizinho não for inteligente ele vai acabar usando as mesmas desculpas que você.
A oportunidade é a mesma para ambos.
Pare de olhar a vida do vizinho e deixe que ele faça aquilo que bem entender da fortuna que herdou, ok?
O assunto aqui é você.
Com fortuna, sem fortuna quais são as desculpas que você se dá diariamente por não seguir seus planos?

Aposto que eu sei, e você nem se envergonha de concordar.

1 – as pessoas não mudam de verdade
Muitas pessoas sabotam a própria vida simplesmente porque não acreditam que podem mudar a atual situação em que vivem.
É como acreditar em papai-noel.
Você cresce sonhando em ser, em ter e depois é atirado dentro de um escritório ou outro trabalho qualquer que faz unicamente para receber o salário no mês seguinte e sobreviver à selva de pedras que é o mundo em que você se meteu.
O papai-noel foi embora e agora você tem certeza de que todas essas teorias sobre poder da mente, poder da sua vibração e poder interior são “historias para boi dormir” igualzinho o papai-noel da sua infância.
Você está redondamente enganado e se continuar pensando assim corre o risco de morrer cedo, frustrado e esquecido.

2 – a minha situação é diferente
Típica desculpa de quem acha que tem todos os problemas do mundo ou de que foi assim tão privilegiado em ser o único a nascer com dificuldades.
Essa desculpa vem acompanhada daquela sensação de falso alívio, quando a pessoa vê que o colega conseguiu mudar, inovou, foi atrás de seus sonhos e se deu bem. Então se engana dizendo que a sua situação não permite arriscar-se em prol de seus sonhos, ou seja, o colega não basta como prova de que sim é possível.

3 – eu tive uma infância difícil
Sinceramente, e quem não teve?
Até o seu vizinho rico vai ter do que reclamar daquela infância que você passou admirando pela janela.
Todo mundo passou por alguma perda, algum momento doloroso, alguma escassez de dinheiro, comida ou atenção.
Tudo dói igual, pode acreditar.
Essa desculpa não serve, e se você a usa com frequência sinto informar-lhe que existem diversos modos de ultrapassar essa barreira com rapidez e eficiência.

4 – eu sou muito jovem/ou muito velho para isso
Existem outras desculpas ligadas diretamente a essa como: sou mulher não posso fazer isso sozinha; sou negro; sou branco; sou brasileiro; sou imigrante…
A gente sempre é alguma coisa quando quer dar uma desculpa do porque não estamos seguindo nossos sonhos.
É uma forma de esconder-se atrás disso, um rótulo muitas vezes imposto pela própria sociedade e que não fazemos muito esforço para mudar.
Normalmente quando a pessoa é jovem diz que ainda é muito cedo para arriscar investir em seus sonhos ou que ainda tem a vida toda pela frente. Quando é mais velho, com família formada, usa a desculpa do: – estou velho demais para isso, agora tenho outras responsabilidades.
E vive frustrado.

5 – eu farei amanhã
Sim. Ok. Se você realmente fizer.
Mas não fará. Pois essa é uma das desculpas mais utilizadas para bloquear seus sonhos.
Deixar para amanhã.
E de um dia para o outro se passam semanas, meses e anos. Então você usará a desculpa anterior: sou muito velho para isso agora.
É um ciclo vicioso e desmotivador que faz com que você coloque seus sonhos no futuro e com isso acaba adiando sua felicidade.
Sim porque a felicidade não é um lugar que você vai chegar desfazer as malas e morar. Não. Felicidade é o percurso que você faz para realizar seus sonhos, um depois do outro atraindo pessoas que você gosta e que gostam de você.
Não tem nenhum problema em chegar aos 50 anos e resolver mudar, ir atrás daquilo que você sempre quis. Mas nessa idade você também perceberá que passou metade de sua vida sentindo-se em culpa por não ter ido atrás da sua felicidade antes. E certas coisas não vão mais mudar, por mais que você deseje.

Esteja atento, comece agora. Planeje, estude uma forma, mas não desista, não use desculpas para adiar aquilo que você deve fazer em prol de sua própria felicidade.

Observe bem cada desculpa e reflita se você está usando alguma delas no seu cotidiano. Não tem nada de mal em constatar isso. Você só precisa mudar.

Respire fundo e vá adiante.
Namaste _/\_