vida-natural category image
22 de fevereiro de 2016

Programa de Consciência Alimentar

Vida Natural

20160212021804

 

Olá pessoas do bem =)

A partir de hoje vou postar diariamente, de seg a sex aqui no blog sempre as 12 hs, um tema ligado ao conceito que adotei para minha alimentação. O conceito “eat clean” – ou “comer limpo” traduzido livremente.

Eu nunca tive uma alimentação muito saudável, mas passei anos a fio da minha vida obcecada em dietas milagrosas na intenção de controlar a balança e corresponder aos padrões atuais de beleza exigidos pela sociedade.

Quanta inconsciência!

Foi a partir do momento que resolvi transformar completamente minha vida pessoal, espiritual e profissional que pude entender tudo sobre a importância da consciência alimentar.

Se você me segue já conhece um pouco da minha história e sabe que hoje eu tenho uma alimentação muito equilibrada e prezo a saúde e bem estar como base da minha vida em todos os aspectos.

Quando comecei a pesquisar sobre mudança alimentar encontrei inúmeros artigos que falavam sobre a alimentação vegetariana e vegana como pilares de uma vida equilibrada e saudável. Pois bem, esse tipo de alimentação era totalmente o contrário daquilo que eu consumia naquele momento e encontrei muita resitência em mudar.

Como em todos os campos da nossa vida, a mudança alimentar é um processo lento e talvez até mais doloroso que qualquer outro.

Isso porque optar por essa mudança tendo já alcançado a idade adulta é ir contra o seu paladar. Nessa idade nosso paladar já foi viciado pelos gostos, sabores, texturas e principalmente “efeitos” que todos os alimentos nos causam. Eliminar qualquer ingrediente do nosso consumo adulto tem efeito colateral comparado com a abstinência de uma droga.

Você duvida?
Experimente cortar definitivamente o açúcar da sua alimentação diária.
Você vai sentir fortes dores de cabeça, tonturas, irritação contínua e principalmente uma vontade incontrolável de comer qualquer coisa que seja doce.

Então a menos que você já tenha crescido dentro do conceito de uma alimentação saudável, você é um viciado.
Bem vindo.
É por aqui que vamos começar!

Eu era viciada em açúcares e farinhas. Nunca tive problema com balança, mas com a saúde… manisfestei diversas doenças que ao longo dos anos de inconsciência alimentar se tornaram crônicas, mas que hoje consciente do que é e para que serve uma boa alimentação sei que foram causadas pelas escolhas “sujas” e sem valores nutricionais.

Mas eu não queria me tornar “de cara” vegetariana ou vegana porque eu sabia que não iria funcionar. Também não queria entrar na onda fitness das academias e me tornar escrava de uma alimentação em prol do corpo. E não aceitava ser só mais um rostinho na internet que fala sobre a importância da alimentação só porque esse assunto virou moda e chama atenção vendendo mais.

Eu queria me transformar. Buscava equilibrio interno e externo e sabia que só podia encontrar meu equilibrio espiritual dentro de um templo limpo.

Sabia que todas as suas emoções estão ligadas diretamente ao que você come?
E sabia que quando você ingere alimentos de qualquer espécie você está ingerindo também a energia daquele alimento? Mas não estou falando aqui somente em Kilocalorias, estou falando da energia vital (ou no caso mortal) do alimento consumido.

Eu também não sabia de nada disso, ou melhor eu sabia, mas tinha esquecido. Porque a sociedade faz isso com a gente, faz a gente esquecer daquilo que realmente precisa para consumir aquilo que eles querem vender.

Agora eu sei.
E isso é CONSCIÊNCIA.
Saber o que voce precisa, o que lhe faz bem, de onde vem a sua energia e o que sofreu aquele alimento até chegar na sua mesa. Conhecer seu corpo, seu humor, sua vibração e automaticamente entender o que eles estão pedindo.

O alimento do corpo deve ser o remédio do espírito.

Infelizmente nós crescemos encarando a hora de comer simplesmente como um momento de saciar a fome.
E daí parte o princípio do vício, porque quando você consome alguma coisa somente para saciar um desejo, isso gera dependência e a dependência gera compulsão, que gera doença e morte.
Morte física e morte espiritual.

Pense comigo:

Com que frequência voce lê rótulos e embalagens daquilo que compra?
Qual a cor predominante dos alimentos que vão parar no seu prato?
De quanto em quanto tempo você sente fome?
Qual o seu conceito sobre qualidade alimentar?

Essas e muitas outras perguntas fundamentais para o processo da construção de uma CONSCIÊNCIA ALIMENTAR sólida e eficaz serão respondidas nesses posts diários aqui no blog com o intuito de despertar sua atenção e consciência para a importância de “comer limpo”.

Não abordarei aqui a polêmica da bandeira do veganismo ou similares, porque penso que depois do seu DESPERTAR essa escolha automaticamente fará parte da sua vida, mas da maneira que você julgar melhor.

Minha luta é pela consciência. Em todos os aspectos da vida.

Acompanhe aqui, diariamente. E me deixe nos comentários recadinhos, sugestões e depoimentos para que possamos interagir sobre esse tema maravilhoso que mudou completamente minha saúde física, espiritual e emocional.

Agora vai mudar a sua também.

Namaste _/\_