harmonia-em-casa category image
28 de abril de 2020

Nag Champa: os benefícios dos incensos tibetanos

Harmonia em Casa

Nag Champa é um tipo de incenso muito utilizado na cultura tibetana e também na medicina ayurvédica.

Antigamente, no mundo todo as pessoas utilizavam a queima de resinas e incensos para afastar vírus e bactérias, mas também para limpar ambientes de espíritos indesejados.

O incenso tibetano Nag Champa tem todas as propriedades e potenciais desse tipo de prática e por ser muito delicado e pouco invasivo é utilizado em diversos tipos de ocasiões.

Desde apenas perfumar os quartos de casa, até limpar energeticamente os cômodos de energias acumuladas purificando os ambientes.

Palavras, pensamentos, sentimentos, emoções, viajam em ondas que ocupam o espaço onde foram emitidas tornando o ambiente mais ou menos leve e harmonioso.

O incenso Nag Champa é mundialmente conhecido por ser natural, feito a mão, sem corantes, nem perfumes sintéticos, por isso o aroma que ele difunde no ambiente é delicado e inebriante.

flores de Champa

Seu perfume é resultado da extração do óleo das flores de Champa, uma árvore de estatura médio alta, conhecida também como membro da família da magnólia. As flores são grandes e viçosas, brancas ou amarelas, e exalam seu perfume facilmente.

As propriedades da flor de Champa favorecem a concentração, o relaxamento e a meditação. No Oriente esse incenso é utilizado em templos durante os momentos de oração, porque facilita o contato com nosso Eu Superior nos rendendo mais sensíveis a tudo o que nos circunda.

Nag Champa, os 5 elementos e a Meditação

Segundo a tradição ayurvédica, os 5 elementos (éter, ar, fogo, água, terra) são muito importantes para a nossa saúde física e emocional. O incenso Nag Champa contribui para o equilíbrio desses 5 elementos, favorecendo um estado de saúde físico e mental mais harmonioso.

A meditação desenvolve um papel importante para o nosso bem-estar. Mesmo que não tenhamos muito tempo durante o nosso dia, se realmente desejarmos podemos organizar dez minutos da nossa jornada para dedicarmos ao nosso equilíbrio.

Como fazer isso?

Acenda um incenso Nag Champa sentando-se em uma posição cômoda com a coluna vertebral alinhada e os olhos fechados ligeiramente, permitindo seus pensamentos de vagarem livremente sem tensão. Imagine os cinco elementos passando na frente de seus olhos lhe transmitindo toda sabedoria e força que possuem.

É um excelente exercício para relaxar a mente, acalmar as emoções e encontrar o equilíbrio diariamente.

Hari Om

  1. Lily Carmo disse:

    Ótimo Conteúdo! Estava Procurando Informações Sobre Incensos e velas justo hoje, parei para dar uma olhada no blog, e olha Só que Maravilha!!