Olá pessoas do bem =)
Hoje a cultura, tradição e história Hindu celebra a grande noite de Shiva.
– Mas Andreza, eu sou católico, evangélico, espírita… Não posso acreditar ou venerar outras religiões ou filosofias!
Gente, aqui abro um parênteses e coloco minha posição.
Eu, particularmente, prezo pela liberdade espiritual. Ou seja, não tenho nenhum “contrato ou compromisso” espiritual com nenhuma cultura, religião ou filosofia.
Eu sigo a leveza do meu coração. Onde ele se sente em paz é onde eu me sinto feliz.
Partindo desse princípio eu leio, conheço, pratico e conheço toda e qualquer cultura, rito, oração, história, prática ou fé em que me sinta em perfeita harmonia com o Divino que habita em mim.
Logo, como eu vejo Shiva?
Eu vejo Shiva como uma energia que perdura gerações e gerações, com uma força cósmica poderosa exatamente por conta dessa permanência além do tempo e das crenças.
Por isso hoje, no dia em que a tradição Hindu celebra o Maha shivaratri que ignifica “A grande noite de Shiva”
eu vim te fazer um convite:
Hoje 07-03 as 22.30hs vou abrir uma hangout online e transmitir em direta para você o meu momento de inspiração e conexão com o Cosmos.
Gostaria de convidar você a conectar-se com a energia de Shiva nesse momento comigo.
Vamos formar uma onda de energia cósmica e elevar nossa consciência nesse momento?
Espero você! O link para conectar-se conosco é esse: http://youtu.be/qdgyA7qWNYQ
Basta acessar o link e se colocar em posição meditativa, silêncio e conexão com seu Eu superior.
Não se atenha a religião, cultura ou símbolos espirituais.
Esse é o seu momento… sinta o seu poder!
História e cultura do Maha shivaratri
Na tradição Hindu é uma celebração em reverência a Shiva que acontece todos os anos na 13ª/14ª noite do mês do calendário Hindu (geralmente fevereiro ou março).
Todos os meses na noite anterior ao dia da lua nova temos um Shivaratri, a “Noite de Shiva” e uma vez ao ano há um dia e uma noite inteira que são dedicados a Shiva, o Maha Shivaratri”.
Os Hindus acreditam que a lua rege a mente, sentimentos e que a diminuição da sua parte visivel, durante a sua fase minguante, propicia a gradual sutilização da mente, permitindo a percepção da luz da consciência e contato com o nosso Deus interno.
Nestas celebrações as pessoas devem permanecer em vigilia, que deve ser assegurada pela disciplina espiritual com canticos devocionais, leitura de textos sagrados e oferendas para SHIVA. É importante que neste dia as pessoas se conectem em ver o bem, ouvir o bem, falar o bem, pensar o bem, fazer o bem.
O mantra preferido de Shiva é: Om Namah Shivaya.
Shiva significa “Benigno”, “Bondoso e “Auspicioso”. Shiva é um dos grandes Deuses na cultura indiana, conhecido também como aquele que destroi para construir algo novo. Por este motivo muitas pessoas o chamam de “Renovador” ou “Transformador”. Shiva, sendo o Deus da transformação, também é considerado o criador do Yoga, prática que gera transformações físicas, mentais e emocionais.
Namaste _/\_