vida-natural category image
27 de dezembro de 2017

Leite Dourado – um poderoso aliado a manutenção da saúde

Vida Natural

Hoje postei no stories do meu Instagram, ainda não me segue lá no Instagram? Então corre, através desse link aqui INSTAGRAM INSPIRE e fique por dentro do meu dia a dia, compartilho muito daquilo que me inspira por lá!

Bom, estava dizendo que hoje eu postei nos stories do meu Instagram uma das receitinhas da medicina ayurvédica que me ajudam a manter em dia a imunidade. O leite de cúrcuma, ou leite de ouro, ou leite dourado, ou golden milk.

Conheço essa receitinha há um bom tempo já e aprovo sua eficácia na manutenção da boa saúde.
Uma breve pesquisa no google e vocês irão encontrar centenas de artigos falando dele. Eu vou compartilhar um pouco da minha experiência, deixando claro que um médico deve ser consultado sempre antes de você sair por aí testando receitinhas novas para sua saúde, okay?!

Eu me identifico muito com a ayurveda, a medicina indiana que une equilíbrio físico e emocional, já fiz um post aqui falando disso e vocês irão me ver falando muito dessa medicina da vida por aqui ainda.

De coloração amarela intensa, o leite dourado é uma bebida servida quente, uma das joias da alimentação ayurvédica. Seu principal ingrediente é a cúrcuma (ou açafrão-da-terra), especiaria indiana que tem alto poder anti-inflamatório e antioxidante, graças a uma substância chamada curcumina. Esse pigmento reduz as reservas de gordura no corpo, acelera o metabolismo e ajuda no processo de digestão de proteínas.
A cúrcuma melhora a pele, protege o fígado e fortalece o sistema imunológico.
A receita leva ainda pimenta-do-reino e o óleo de côco que potencializam a absorção da curcumina. A canela não apenas confere um sabor especial à preparação, como também possui antioxidantes, combate infecções, ajuda na digestão, entre outros benefícios. E o leite vegetal, que pode ser de arroz, amêndoas, castanhas, entre outros.

Como preparar o leite dourado?
A receita é fácil e se divide em duas etapas. Primeiro preparamos a PASTA DE CÚRCUMA, que servirá de base diariamente para a bebida.

Ingredientes
Para a PASTA DE CÚRCUMA
Em uma panela misture:
Meia xícara de chá de cúrcuma em pó;
1 colher de sobremesa de pimenta-do-reino;
Uma xícara de água
Misture tudo em fogo baixo até formar uma pasta lisa e uniforme. Transfira a pasta de cúrcuma para um recipiente de vidro com tampa e deixe esfriar completamente. Mantenha em geladeira por até trinta dias.

Para o leite dourado
Em uma panela misture:
Uma xícara de leite vegetal de sua preferência – eu uso o leite de côco
Uma colher de sobremesa de pasta de cúrcuma – que você preparou anteriormente
Uma colher de sobremesa de óleo de côco
Leve tudo ao fogo baixo mexendo sempre até ferver. Quando a bebida estiver pronta, desligue o fogo e adicione uma colher de sobremesa de mel e uma pitada de canela.

Essa bebida pode ser ingerida diariamente em jejum, antes do café da manhã. Particularmente eu prefiro fazer uso do leite dourado em ciclos de 21 dias, sempre dando um intervalo de outros 21 dias entre um ciclo e outro.

E aí, gostou? Já conhecia? Já experimentou?
Me conte nos comentários e aproveita para me deixar um OI também lá no Instagram!

Eu sou Andreza Frasseto e eu amo você.
Gratidão do meu coração para o seu coração, Namaste.

  1. Tathi disse:

    Oi Andreza linda,

    Sobre o leite dourado, é possível substituir o mel por melado ou açúcar mascavo?
    Gratidão.🙏
    Você realmente inspira leveza.