para-praticar category image
2 de fevereiro de 2016

10 modos simples de exercer a Gratidão diária

Para Praticar

f97a4e7998e10a7987b56b0f7e409e59Depois de algum tempo me dedicando a ser um instrumento da gratidão, comecei a ver a sementinha brotar: oportunidades pessoais e profissionais começaram a surgir repentinamente!

Gostaria de sair gritando para todas as pessoas que isso é fácil de fazer e que funciona realmente, mas nem todos dão ouvidos a essas coisas. Então você que está lendo esse pequeno texto, se dê uma chance. Tente por algumas semanas, invista e em breve verá resultados que o estimularão a continuar!

A Gratidão é um multiplicador da felicidade: quando nos sentimos alegres por viver, apreciamos tudo aquilo que temos, respiramos a vida que flui a nosso redor, nos sentimos felizes. E quando compartilhamos desse estado de paz tornamos feliz quem está perto de nós.

Vou te dar 10 exemplos de como é fácil e delicioso praticar a Gratidão, dessa forma você pode tomar isso como seu início e mais adiante acrescentar suas gratidões particulares.

Pense na Gratidão como um músculo que você precisa exercitar, fazê-lo ficar forte e viçoso para sustentar o restante da sua vida.

1 – Sorrir
Sorrir é muito simples, doar um sorriso a um desconhecido é uma forma de gratidão a sua vida. Você sorri e pensa: sou grato por você ter cruzado meu caminho, te reverencio e te honro. Pronto. Agradeceu.

2 – Faça uma lista do conforto material que você possui
Por exemplo: chuveiro com água quente, cama aconchegante, casa, carro, bicicleta, comida na mesa. Agora agradeça a cada uma dessas coisas por elas fazerem parte de seu dia a dia sendo que na maior parte do tempo você não percebe que elas existem.
Como seria sua vida sem essas coisas?
No final a gente percebe que sempre possui muito mais coisas do que realmente precisamos.

3 – Elogie algo ou alguém
Faça um elogio sincero a alguém que você admira e agradeça a essa pessoa por fazer parte daquele momento com você, por ter lhe ensinado algo ou simplesmente por lhe fazer companhia.

4 – Agradeça quando alguém te elogia
Se você recebe um elogio, por mais simples que seja, demonstre alegria e agradeça sinceramente aquela pessoa por determinado elogio. Faça essa pessoa perceber que ela fez parte de uma pequena alegria sua.

5 – Seja paciente com os outros
Sim, se tem alguém por perto que está de mau humor tenha paciência, sorria, seja gentil e agradeça interiormente por esse momento, pois você está percebendo o quanto é importante não absorver essa energia.

6 – Escreva (a mão!) um bilhete carinhoso a alguém

Deixe um recadinho a alguém dizendo o quanto você agradece essa pessoa por fazer parte de sua vida. Olha pode ser para o carteiro viu, pois ele exerce um papel importante em sua vida e ficará feliz com essa pequena surpresa.

7 – Compartilhe aquilo que você sabe ou descobre
Ensinar alguém sobre algo que você domina é fazer seu conhecimento crescer mais e novas oportunidades surgirem. Não tenha medo da concorrência, compartilhe aquilo que você sabe ou descobre. É a única forma da energia do aprendizado girar trazendo-lhe novas experiências e prosperidade. Ensinar é uma forma de agradecer a aquilo que você sabe.
Leu esse texto e achou interessante? Indique a alguém.

8 – Execute alguma tarefa que geralmente é outra pessoa que faz para você
Por exemplo, o café da manha.
É sua mãe que prepara? Ou o jantar? Ou levar as crianças para escola. Ou pagar alguns boletos bancários. Ou ir comprar oque falta no armário. É você que compra seu papel higiênico? Já reparou que ele esta sempre ali quando você precisa?
Fazer uma tarefa que outra pessoa sempre faz por/para você é uma forma de exercitar a gratidão por essa pessoa existir e fazer parte de sua vida.

9 – Admirar o caminho que faz diariamente para determinado lugar

Prestar atenção no caminho que você percorre abre os olhos para a vida que existe a nosso redor.
Uma árvore que antes estava seca e agora está dando frutos, um gatinho que está sempre na mesma janela, uma criança que sai de casa no mesmo horário que o seu saltitando de alegria, um ângulo bonito de um monumento, o frenesi dos bares e cafés sempre cheios, as pessoas que já estão a muito mais tempo na rua antes de você só para fazer o seu dia funcionar… Enfim, tudo isso gera gratidão, gratidão pela vida dessas pessoas, coisas e fatos e gratidão pela sua vida.

10 – Compartilhe a sua gratidão
Agora é sua vez. Escreva nos comentários ao menos UM motivo pelo qual você é grato nesse momento.

Obrigado pela leitura.
Boa semana!

Namaste _/\_

  1. caroline disse:

    Sou grata por conseguir enxergar alguns dos itens citados, apesar de não praticar outros.

  2. Ana disse:

    Gratidão por seus ensinamentos!
    Gratidão por ter cruzado meu caminho!
    Sou grata por meu trabalho, pela mesa farta, pela saúde, pela família e amigos!

  3. Bia disse:

    Bom dia !!!! ⭐⚪▪?⚫?Agradeço,por cada dia estar aprendendendo algo novo com você !!! ❤❤❤ Muito Feliz #Gratidão

  4. Adriana disse:

    Obg pelo lindo texto,pois o mesmo me fez enxergar as maravilhas que tenho e não vejo,por deixar o meu orgulho ser maior do que a minha gratidão.

  5. Andreza Vieira de Brito disse:

    Apesar de que as vezes não consigo compreender os planos de Deus. Sei que ele é muito bom comigo. Sou grata pela minha vida e a dos pais. Gratidão durante minha existência…

  6. Soraya disse:

    Gratidão pela vida! gratidão pelas pessoas que cruzam meu caminho! gratidão por cada oportunidade! gratidão andressa! gratidão, gratidão…

  7. Felipe camargo disse:

    Sou grato pelo frio que está FAZENDO, melhor ainda eu ter um lugar quentinho para me abrigar… Eu louvo a Deud por ter me encontrado e ter revelado um amor tão intenso ❤

  8. walter rabelo disse:

    sou grato pela oportunidade de tomar conhecimento desse lindo texto. contribuiu bastante com o meu aprendizado.

  9. Aline Oliveira disse:

    Gratidão pela tecnologia que me permitiu ter acesso às valiosas mensagens acima mencionadas.

  10. Adriana disse:

    Gratidão por este texto maravilhoso!!

  11. Roger sales disse:

    Grato por receber essa grande fonte de Aprendizado! 🙂 Deus te abenÇoe

  12. Fabiana Ribeiro disse:

    Gratidão pela minha vida, de meus familiares e pelo conhecimento aprendido com este belo texto.

  13. JUPIRA VIANA DE LIMA disse:

    GRATIDÃO POR ESSE ARTIGO!!!
    AJUDANDO VÁRIAS PESSOAS A SE ENCONTAR…

  14. Flávia Mota disse:

    Sou grata por ter lido este texto MARAVILHoso. Gratidão.

  15. Flávia Mota disse:

    Sou grata por ter lido este texto MARAVILHoso. Gratidão. E que através dele eu me inspire a ser cada vez mais grata com tudo é com todos que me cercam.